Subvenção Federal

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE SUBVENÇÃO QUE PERMITE O SEGURO COM CUSTO REDUZIDO

Assim como a agricultura, a pecuária de corte e de leite são atividades de grandes riscos, afinal, todo o investimento da fazenda está aplicado em seu rebanho e que por sua vez está exposto a todo tempo às intempéries, doenças e diversos outros perigos.

Ao contratar uma apólice de seguro pecuário o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido em animais comerciais ou destinados à reprodução.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao pecuarista a oportunidade de segurar seu principal ativo com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios, caso estejam disponíveis.

O incentivo para apólices de pecuária é de 40%.


No ano de 2018 tivemos uma grande conquista dentro do PSR onde a pecuária obteve um carimbo de modo a preservar uma pequena parte do montante do Programa, a subvencionar apólices de pecuária. Pleito apresentado ao MAPA com forte apoio da ABRALEITE e ABCZ.

Como prova de que o conjunto de ações trouxeram resultados, em 2017 quando a pecuária ainda disputava o recurso com modalidades como Café, Florestas e Aquícolas, apenas 190 apólices foram contratadas. Em 2018, após a sensibilidade do DEGER/MAPA, em destinar um carimbo à pecuária, passamos para 363 apólices.

O ápice do PSR para a pecuária se deu em 2020, onde mais de 1700 apólices foram contratadas, representando quase R$ 1 bi de animais protegidos. Ainda é muito pouco!

Precisamos evoluir. Proteger a permanência do pecuarista investindo em sua atividade.

Quer aproveitar as vantagens do Programa de Subvenção? Converse conosco hoje mesmo!